A hora de ir dormir é um pesadelo?

                      
 

A hora de deitar é um período do dia muito difícil para algumas famílias, mas também para muitas crianças que fazem de tudo para atrasar esse momento e muitas vezes sentem receios, medo, queixam-se de dores, fome, fazem birras, tais como por exemplo, quando não querem lavar os dentes, não querem ficar sozinhas no quarto, nesses momentos fazem de tudo para adiar a ida para a cama, mas é fundamental que os hábitos de sono sejam criados desde a infância para ser possível ter um crescimento saudável.
 


Hábitos para ajudar a dormir melhor:

- Jantar cedo;

-Banho relaxante;

- Deitar sempre à mesma hora;

- Firmeza na hora de ir dormir;

-Não deve ter televisão no quarto ou deve estar desligada na hora em que se prepara o ritual do deitar;

- Contar ou ler uma história, mas que não sejam violentas;

- Dormir com um boneco macio pode sossegar;

- Devem ser habituados a dormir sozinhos na sua cama desde bebés;

-Evite correrias e brincadeiras estimulantes depois do jantar.
 
 
No caso das queixas persistirem, peça uma avaliação psicológica para que seja possível perceber as razões pelas quais a criança tem esses medos ou receios. É importante ajudá-la a lidar com essas  dificuldades, de forma a que a hora de dormir deixe de ser um pesadelo e os conflitos no fim de um dia terminem e regresse a harmonia familiar.

Este tipo de comportamentos são mais problemáticos do que muitas vezes se pensa. Nas crianças em que algumas situações são constantes, podem contribuir para o inicio de distúrbios do sono*

É preciso criar bons hábitos de sono o mais precocemente possível para um crescimento saudável, é que
 dormir dá saúde e faz crescer!
O sono é muito importante para o equilíbrio psicológico de todas as pessoas, especialmente o das crianças...se dorme à noite bem, fica menos irritável, ansiosa e mais sociável durante o dia.
Dormir bem é muito importante, nos processos de aprendizagem e memorização. É na fase do sono que ocorrem muitas funções do cérebro, essenciais para o seu crescimento saudável, alem de diminuir a obesidade.

Horas de sono diárias recomendadas:

Bebés-16 horas;

1ªInfância-16 horas;

Adolescência- 10 horas.



*ver artigo no blog sobre perturbações do sono

Sem comentários:

Enviar um comentário