quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Como agir nos bons e maus comportamentos



Quando a criança se porta mal o que fazer?

Se a criança se portar mal ou fizer algum tipo de birra e não quiser cumprir a regra que foi imposta, relembre-a do que ficou definido em tom calmo, avise-a que tem oportunidade de ainda fazer o que lhe foi pedido, e se não fizer, faça-a perceber que é ela que está a escolher ser castigada e a preferir as consequências.
Muitas vezes as crianças quando têm comportamentos inadequados ou fazem birras, na maioria das vezes, são uma forma de fugir ao que não desejam realizar ou cumprir, por essa razão, nunca se deve ceder a uma birra.
No caso de o adulto abdicar do que estipulou, pelo facto da criança fazer birra, contribui para que da próxima vez que pretender o mesmo comportamento, a birra voltará com mais força e a criança será ainda mais persistente até que o adulto reconsidere e desista das regras aplicadas. Sempre que ceder a criança ganha maior resistência à imposição de regras.   
No caso de a criança ter um comportamento desapropriado, os castigos/consequências são fundamentais para que a criança perceba que existem consequências para esse tipo de comportamentos. Se deixar de ser penalizada quando não cumpre as regras, não sente necessidade de as cumprir, sentindo que é indiferente cumprir ou não as regras.
Nos momentos em que a criança está a realizar a tarefa solicitada, se perceber se está com dificuldades ajude-a, mas deixe-a continuar a fazer a tarefa, desta forma, na próxima vez já saberá como se faz. 

Quando a criança se porta bem o que fazer?

Não destaque só ao comportamento inadequado da criança, dê a mesma importância ao seu comportamento quando se porta bem.
As crianças têm necessidade de ter a atenção dos pais e, se não a têm quando se portam bem, irão portar-se mal para a obter.
Quando a criança realiza algo adequadamente por sua iniciativa, deve ser muito elogiada. Tendo atenção pela positiva, contribuirá para que proceda desse modo, enquanto sentir essa atenção pela positiva, a criança continuará a ter esse tipo de comportamentos só para ser elogiada, tais como por exemplo, nos momentos em que lava os dentes sem ser lembrada, veste-se sozinha, arruma a mochila para o dia seguinte, faz os trabalhos de casa, etc.
Quando a criança faz algumas tarefas sem que ninguém a lembre, elogie-a muito pelo que fez. As crianças adoram ser elogiadas pelo que fazem e ser o centro da atenção dos pais. Se sentirem que tiveram atenção e que foram elogiadas ao procederem de determinada maneira, a probabilidade de continuarem a comportarem-se bem aumenta, só para terem atenção e, ao mesmo tempo os comportamentos desadequados diminuem.

É importante que os pais, não concentrem a sua atenção, só no mau comportamento da criança mas, a darem igual importância ao seu bom comportamento





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