10 Estratégias para ajudar na desatenção



A dificuldade em manter a atenção seja na escola ou nas suas actividades diárias, pode ser desesperante, não só para os professores e pais, mas também para a própria criança.
A desatenção tem consequências negativas, no seu desempenho escolar, nas suas relações interpessoais e na própria percepção da criança, ao longo do seu crescimento. Por esse motivo, deve ser avaliada, por forma a ser auxiliada a ultrapassar essa sua dificuldade.
Motivos para a falta de atenção da criança: alterações bruscas na vida da criança; sofrer de ansiedade; conflitos com os colegas; problemas de aprendizagem.    
1. As crianças com problemas de atenção sentem que são diferentes das outras crianças.

2.Fortaleça a auto-estima da criança. O seu sentimento de inferioridade nas crianças com dificuldades de atenção é mais elevado. Verbalize o quanto a ama e que aceita as suas fragilidades, mas reforce as suas competências.
  
3. Mantenha uma postura tranquila, nunca grite com a criança, isso só a prejudica, por aumentar ainda mais a dificuldade em prestar atenção.

4. Evite ser controlador ou referir várias indicações de uma só vez.

5. Reuniões com o professor responsável, são importantes para perceber quais as dificuldades que a criança apresenta na escola. Faça com que a criança sinta que está ao seu lado para a ajudar a ultrapassar as dificuldades.

6. Estimule a criança a simplificar tarefas complexas. Assim a sua motivação aumenta ao atingir pequenos sucessos, evitando tentar realizar algumas tarefas, sem ter medo de fracassar.

7. Organize uma lista de tarefas, elogie a criança sempre que termine alguma tarefa. Os elogios estimulam a criança a desejar realizar novas tarefas.

8. Auxilie a criança nas suas dificuldades, mas nunca, faça as actividades por ela. Só deste modo irá conseguir ultrapassar os obstáculos com que se depara. 

9. Não crie na criança expectativas irrealistas, tenha em conta as suas fragilidades e limitações.

10. Incentive-a a lidar com as adversidadesA criança com défice de atenção, tendencialmente desiste com alguma facilidade ao percepcionar insucesso em determinada tarefa, por sentir dificuldade ao lidar com a frustração.

Avaliar a criança é muitas vezes necessário, para se perceber quais os motivos da sua desatenção. Os benefícios de ter ajuda profissional nesta área, promove a estimulação da atenção e ajuda a criança a descobrir novas estratégias que lhe permitam estudar de forma mais atenta e eficaz. Evita insucessos, frustrações, desinteresse, após se ter descoberto, as estratégias em que a criança obtém maior rendimento escolar.
Quanto mais cedo se adquire essas competências, mais precoce será o seu sucesso.  

Sem comentários:

Enviar um comentário