Anorexia Nervosa



A anorexia nervosa é uma doença que envolve factores psicológicos, sociais e fisiológicos. É uma disfunção alimentar, determinada por uma dieta alimentar insuficiente, em que a pessoa apresenta baixo peso corporal, stress físico, podendo também sofrer de bulimia.

A anorexia nervosa afecta principalmente adolescentes, existindo cerca de 90% do sexo feminino e cerca de 40% dos casos entre adolescentes. 

Nos adolescentes de ambos os sexos, geralmente está associada a problemas de auto-imagem, dismorfia, por dificuldades de aceitação pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital, no caso de existir um quadro neurótico (tipo obsessivo-compulsivo) ou em casos de abuso sexual ou físico. 

Os principais sintomas do anoréctico são: peso muito abaixo da média (85%), praticar excessivo exercício físico, atrasos/ausências menstruais, depressão, tentativas de suicídio, bulimia, diminuição da libido, disfunção eréctil no sexo masculino, não alcançar a maturação sexual, atraso ou paragem no crescimento, obstipação, cáries dentárias e descalcificação dos dentes.

A anorexia está relacionada com traços ansiosos e obsessivos como perfeccionismo, enquanto a bulimia está relacionada a traços depressivos e baixa autoestima.

Tratamento

É importante uma abordagem multidisciplinar, psiquiátrica, psicológica e nutricional, sendo de extrema importância o apoio da família.

O acompanhamento psicológico é fulcral para o doente Anoréctico tratar os sintomas relacionados, como a ansiedade, pensamentos obsessivos e regular o mau humor ou para prevenir eventuais recaídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário