Como aumentar a autoestima e a autoconfiança?





A autoestima é o apreço que a criança atribui a si própria. Este sentimento relativamente ao seu valor, pode ser negativo ou positivo. Sendo assim, fundamental que os educadores ou pais, a ajudem desenvolver uma boa autoestima ao longo do seu crescimento, para que sinta maior confiança nas suas atitudes e pensamentos.


A autoestima e a autoconfiança de uma criança são elementos indispensáveis para o seu sucesso futuro. Estes sentimentos, são sempre determinantes no seu desempenho escolar e na sua relação com os outros.


Ao longo do crescimento da criança, é essencial ajudá-la, a fortalecer a sua autoestima e autoconfiança, porque contribuem positivamente na formação da sua personalidade.

Uma autoestima positiva, ajuda a criança a sentir menos conflitos internos e maior tranquilidade. É este equilíbrio que lhe permite ter maior disponibilidade para a aprendizagem e a
 ser mais organizada nas suas tarefas e atividades. Sendo assim, uma ferramenta basilar que deve ajudar a desenvolver para que a criança adquira as competências fundamentais, estruturantes do seu futuro.

Sempre que a criança sente autoconfiança, torna-se menos impulsiva e mais responsável. Estas aptidões, contribuem para melhorar o seu comportamento e potenciar os sucessos posteriores.


Como aumentar a autoestima e a autoconfiança do seu filho?
Uma boa autoestima é decisiva para o sucesso futuro da criança, nesse sentido, os pais por serem as suas figuras de referência, precisam de estar atentos a tudo o que fazem ou dizem, porque as suas atitudes enquanto modelos influenciam e muito, a forma como a criança se irá ver e sentir. Sendo assim, importante ajudá-la a desenvolver tais competências.
Algumas sugestões que facilitam esse processo: 
-Elogie muito - Os elogios são extremamente importantes para a criança desenvolver uma boa autoimagem e autoconfiança. 
- Valorize o seu esforço – É importante valorizar sempre as suas habilidades e o bom desempenho, especialmente quando a criança fez um esforço para alcançar determinado resultado. Reforçar os elogios quando faz algo bem, motiva a criança a manter as atitudes pelas quais é elogiada.  
- Ajude a criança a decidir – Sempre que possível peça à criança para escolher, o que quer fazer e pergunte-lhe qual a sua opinião sobre questões simples, em vez de escolher ou decidir por ela. Deste modo, estimula a sua independência e facilita o desenvolvimento dos seus sentimentos de confiança, principalmente ao nível da tomada de decisão.  
- Dê-lhe espaço para se expressar – Quando a criança sente que os pais ouvem a suas opiniões e as consideram relevantes, aprende a acreditar mais em si própria e a melhorar a sua criatividade.
- Encoraje a criança a experimentar – Todas as vivências positivas, contribuem para um desenvolvimento saudável. As experiências influenciam muito a sua personalidade, pois permitem-lhe identificar com maior facilidade, os seus gostos e preferências futuras.
- Nunca compare a criança com outra criança – Todas as aptidões e competências são diferentes, em pessoas diferentes...algumas são melhores numas atividades, mas outras pessoas são melhores noutras, por este motivo, nunca se deve comparar uma criança com outra...o mais importante, é valorizar as competências em que se destaca e não insistir nas dificuldades, ao agir deste modo, só estará a contribuir para reforçar a sua autoconfiança.  
 
Quando sentimentos de uma criança são menosprezados, nunca poderá desenvolver a capacidade de confiar em si própria ou nas suas percepções...ficando com estes sentimentos registados no seu mundo interno, desde a infância até à idade adulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário