quinta-feira, 3 de março de 2016

10 maneiras simples de melhorar a memória!


É no Sistema Nervoso Central que chegam as informações relacionadas aos sentidos visão, audição, tato e paladar. 
O cérebro é extremamente importante porque controla as nossas funções vitais e apesar de ser muito estudado ainda não o conhecemos totalmente...apesar das continuas investigações ainda existe muito por descobrir. 
A memória é que nos dá a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, no cérebro. É na memória que é feito o armazenamento de informações, através de experiências vividas ou ouvidas. Neste pequeno artigo, saliento algumas dicas de como poderemos desenvolver a memória. 

1 - CONFIAR NA SUAS CAPACIDADES DE MEMORIZAÇÃO
Confiar na nossa capacidade de retenção de informação e não estar constantemente a verificar se fizemos as coisas corretamente. Esta atitude, permite-nos registar as informações de modo mais eficaz e a possuir melhores memórias de determinada situação. 
2- GESTICULAR

Fazer gestos no momento em que se está a tentar memorizar algo, ajuda posteriormente as lembranças a ficarem mais nítidas. Quando utilizamos gestos e atos, durante o processo de memorização, a informação fica melhor registada.   

3- DORMIR
Dormir bem e fazer períodos de repouso, como uma sesta, após um período longo de estudo de novas matérias, permite um registo mais eficiente das aprendizagens.

4- FECHAR OS OLHOS

Fechar os olhos no momento em que se está a tentar memorizar determinada informação, ajuda a reter melhor a mesma.
5- LER EM VOZ ALTA
Verbalizar a matéria que deseja fixar, em voz alta, permite-lhe memorizar melhor o conteúdo. A informação é melhor registada, porque a entrada de informação é processada por dois órgãos dos sentidos - visão e audição.   
6- O PODER DAS EMOÇÕES

As emoções e as memórias estão interligadas. Quando estiver a tentar fixar algo, se olhar para objetos ou imagens que lhe transmitam estímulos emocionais, a sua memória irá conseguir registar melhor as informações pretendidas. 

7- DIVERSIFICAR OS INTERESSES
Ter interesse sobre temas diversificados e desenvolver o seu conhecimento em áreas distintas, é uma ótima forma de desenvolver a memória. Sempre que aprende novos conteúdos, desenvolve a capacidade de reter melhor as informações.   
8- POSTURA
Mudar de posição quando se está a estudar uma matéria diferente, ajuda a recordar melhor os conteúdos aprendidos. 
9- ASSOCIAR IMAGENS MENTAIS
Relacionar uma nova matéria com determinada imagem ou objecto no momento do estudo, ajuda a fixar melhor essa aprendizagem. 
10- CIRCUNSTÂNCIAS

Reconstruir a situação em que se estava, no momento em que não consegue recordar de algo, permite à memória aceder ao contexto, facilitando assim, a sua lembrança. 
Por Maria Pascoal 

Sem comentários:

Enviar um comentário