terça-feira, 20 de outubro de 2015

Frases que deve dizer para promover amor-próprio e autoconfiança



É importante falar com a criança de forma assertiva, por forma a reforçar a confiança em si mesma, ajudar a desenvolver amor próprio, elogiar o esforço e não se fixar só nos resultados. Educar é ajudar a criança a crescer melhor!   


      Verbalizar o que vê:
·         Uau, que quarto arrumado e limpo!
·         Boa, fizeste a cama!
·         Estou a ver que arrumaste os livros todos!
·         Boa, escolheste a roupa e vestiste-te sozinho!
·         Estou a ver que estás a gostar muito de desenhar!
·         Estás a pintar com cores mais vivas!

      Descrever o que sente:
·         Gosto muito de estar contigo
·         Fico muito feliz por estar em casa contigo
·         Sinto-me muito bem quando me ajudas
·         Gosto de te ouvir dizer isso
·         Gosto muito que estejas aqui!
·         Nós somos uma equipa

      Mostrar-lhe confiança:
·         Confio em ti
·         Acredito em ti
·         Respeito a tua decisão
·         Não é fácil, mas sei que vais conseguir
·         Estás a fazer o correto
·         Percebes bem as coisas
·         Como é que conseguiste?
·         Ensina-me a fazer isso!
·         Estás a fazer melhor do que antes, continua que vais melhorar ainda mais.

      Reconhecer o esforço ou sofrimento:
·         Trabalhaste muito para o conseguir
·         Estás a empenhar-te muito, continua...
·         Posso imaginar o tempo essa tarefa demorou
·         Fico orgulhoso por ver o teu esforço, é assim mesmo!
·         Continua a empenhar-te dessa forma, vais ver que as coisas assim correm melhor
·         Deves ter usado um bom plano para obteres esses resultados
·         Os teus esforços serão compensadores, vais obter bons resultados, parabéns!

      Agradecer a ajuda:
·         Obrigada pela tua ajuda
·         Obrigada por compreenderes
·         Isso ajuda-me muito, agradeço-te
·         És um excelente ajudante
·         Graças a ti, consegui terminar a tarefa mais depressa
·         Graças à tua ajuda temos esta tarefa feita
·         Como me ajudaste as coisas agora estão melhor

      Ajudar a avaliar os resultados, tenha em consideração a sua opinião:
·         O que é que te parece?
·         O que pensas sobre isto?
·         Gostas de ver como ficou?
·         Achas que agora correu melhor do que da outra vez?
·         O que é que mais gostas nisto?
·         O que pensas que podias ter feito para melhorar?

      Agradecer o tempo que estão juntos:
·         Gosto muito de estar contigo
·         Obrigada por estares aqui comigo
·         Estou muito feliz por te ter aqui
·         Sinto-me muito bem contigo
·         Estou desejosa por retomarmos o jogo amanhã
·         És uma pessoa muito especial
·         És muito importante para mim


Texto da Psicóloga infantil e familiar Ekaterina Kes , adaptado por Maria Pascoal 


Sem comentários:

Enviar um comentário