sábado, 6 de dezembro de 2014

10 Coisas que não deve dizer...





O que não deve dizer às crianças para não influenciar negativamente a sua personalidade:




1 – Não obrigue a criança a parar de chorar. Pergunte-lhe a razão de o estar a fazer, ajudando-a assim a lidar com as emoções.


2 – Não a deixe fazer tudo. Dizer nãos e responder a porquês fazem parte do crescimento saudável, organiza a criança na formação dos limites e estrutura a sua personalidade.


3 – Não pergunte à criança se tem vontade para fazer uma tarefa quando a mesma é obrigatória. Mostre-lhe que quando chega a hora a tarefa/atividade tem de ser realizada.


4 – Não verbalize características negativas, tais como, atrasada, preguiçosa, agressiva, birrenta, chata, má…mesmo sendo ditas a brincar. A criança acaba por corresponder ao que lhe é dito.


5 – Não diga mentiras para evitar que sofram. A verdade ajuda-o a crescer e, mais tarde ou mais cedo vai descobrir que era mentira e vai ter de lidar com esse facto!


6 – Quando a criança acorda por causa de alguma perturbação do sono, não a mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade em distinguir a meio da noite o mundo real do imaginário. Acalme-a e fique no quarto com ela até adormecer.

7 – Não goze a criança quando errar. Pode influenciar e prejudicar o seu desenvolvimento saudável.

8- Não a compare com os irmãos ou colegas. Cada criança é única! Merece ser respeitada, amada e admirada pelas suas características.


9 – Não lhe diga "isso não interessa" quando a criança está a sentir-se triste ou incomodada com alguma coisa.

10 – Não diga coisas que não quer ouvir. A criança irá repetir tudo o que ouvir.

Sem comentários:

Enviar um comentário