quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Explicar a morte às crianças




Como abordar um tema tão delicado com as crianças, quando nós próprios no momento em que morre alguém afetivamente importante para nós, nem sempre conseguimos lidar com o sucedido, outras vezes, também não entendemos porque acontecem coisas más a pessoas boas, quando também os adultos não têm respostas. Se as dúvidas existem nós adultos, imagine como deve ser difícil para as crianças.

Devemos abordar o tema, em conformidade com a idade da criança e consoante as crenças religiosas de cada um. Sem esquecer, a escolha das palavras utilizadas que são essenciais para não perturbar mais a criança.


É por volta dos 4 anos que as crianças começam a colocar este tipo de questões.

Quando perguntam o que é Morrer?

Referir que a morte significa que a pessoa já não está entre nós, porque a vida dessa pessoa terminou e tentar esclarecer todas as dúvidas numa linguagem simples, adequada à idade da criança. 


Facultar espaço e tempo para a criança exteriorizar os seus sentimentos. Se a criança fica triste é importante reconfortá-la e estar atento ao seu comportamento. Ser compreensivo se tiver atitudes pouco habituais, como fazer mais birras, não conseguir dormir, tiver pesadelos, choramingar sem razão aparente, ser mais desafiante.

Explicar que a pessoa desapareceu ou que a perdemos, são respostas vagas, este tipo de comentários não explicam que a pessoa deixou de viver, que a sua vida chegou ao fim e deixou de estar entre nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário