terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bruxismo








É um problema do sistema nervoso central, onde a ansiedade e o stress têm um papel  preponderante.

Durante a noite acontece ranger dos dentes e durante o dia apertá-los. Ranger os dentes pode desgastá-los e o barulho pode incomodar quem dorme no mesmo quarto.
Os sintomas são mais frequentes durante o sono, causando maiores complicações, uma vez que são mais difíceis de controlar.


CONSEQUÊNCIAS


Dores nos ouvidos dificuldade em mastigar, dores de cabeça, tensão muscular. Contribuindo para o desgaste dos dentes, sensibilidade dentária, podendo partir os dentes mais frágeis.


CAUSA


Ansiedade, stress, medos e sintomas depressivos.

Em crianças existe maior possibilidade de sofrer de Bruxismo quando existem conflitos familiares ou na escola, medos, responsabilidades desproporcionadas à idade ou quando sofrem de alguma perturbação emocional.

Dormir com a TV ligada, estar muitas horas ao computador antes de se ir deitar, podem aumentar os estímulos que interferem no sono, assim como a ingestão de cafeína ou álcool.



TRATAMENTO


É recomendável recorrer à psicoterapia para diminuir a tensão psicológica ou as dificuldades emocionais, de modo a conseguir diminuir o Bruxismo. Além disso, praticar actividades de relaxamento, como ioga, meditação, acupunctura podem ajudar a diminuir os níveis de ansiedade, mas quando os problemas são de ordem emocional ou cognitiva, deve procurar um psicólogo para ajudar a criança a superar esta situação.

É importante também, consultar o seu dentista para fazer uma análise da cavidade oral, tendo como objetivo o seu tratamento e reduzir a dor ou evitar o desgaste dos dentes.



Maria Pascoal