terça-feira, 22 de abril de 2014

A entrada na escola e os esquecimentos


                                  


O momento em que a criança entra para a escola é uma nova fase na vida da criança e a sua adaptação nem sempre acontece da forma desejada.

A adaptação da criança ao novo contexto escolar recheado de novidades e informações, num ambiente novo e diferente, pode demorar algum tempo.

Os seus interesses, motivações, as novas relações interpessoais, aprendizagens, regras e a obrigação de serem mais independentes e autónomas, são muitas mudanças e podem levar algum tempo para que a criança aprenda a lidar com este novo ambiente. 


Um dos sintomas é o esquecimento, do material escolar, de peças de vestuário que não costumam regressar a casa, até dos trabalhos de casa, entre outros, e na maioria das vezes nem a criança nem se lembra do local perdera os objetos.

Nessas alturas é importante que os pais falem com os filhos de modo calmo e explicar o valor das coisas, e a importância de responsável pelos seus pertences, assim como pelas tarefas a desempenhar. Pode ser difícil ter de repetir a mesma explicação algumas vezes, mas isso é importante para a interiorização do sentido da responsabilidade.

Nesta fase evite que a criança leve para a escola objetos valiosos, pergunte-lhe diariamente pelos trabalhos escolares, ajudá-la a partilhar o seu dia e a falar sobre as suas dificuldades.


É normal que esta fase de distração passe por volta dos 8 anos.