sábado, 12 de abril de 2014

Dificuldades de aprendizagem




As dificuldades de aprendizagem, podem ocorrer em qualquer momento do percurso escolar da criança e podem ter origem em factores emocionais, cognitivos ou sociais. É importante serem diagnosticadas o mais precocemente possível, porque dessa forma permite adequar eficazmente, as estratégias que estimulem o seu desenvolvimento emocional ou cognitivo, de forma a minimizar as suas limitações. 

É necessário que o diagnóstico seja realizado por um profissional qualificado (médicos e psicólogos), para identificar a causa que está na origem dessas dificuldades de aprendizagem. 

A consulta de psicologia, é fundamental porque permite identificar o que pode estar a dificultar a aprendizagem da criança e compreender quais as suas necessidades específicas. A avaliação deve envolver, todas as pessoas que acompanham a criança na aprendizagem, por forma a diagnosticar, se as dificuldades que apresenta requerem acompanhamento especifico por serem significativas e recorrentes.

Podem existir vários tipos de dificuldades no processo de aprendizagem:

1- As dificuldades de aprendizagem (learning dificulties), que surgem na altura em que a aprendizagem está a ser efectivada, frequentes  onde a criança evidência algumas dificuldades, mas que são ultrapassáveis com apoio e uma intervenção adequada. 

Podem existir dificuldades ocasionais, em distinguir por exemplo, a direita da esquerda, trocar letras simétricas, dar erros em palavras com grafia ou fonologia similar, na velocidade ou compreensão da leitura, por razões socioculturais ou em caso da criança apresentar um deficit cognitivo, que seja explicativo dessas mesmas dificuldades.

2- As dificuldades de aprendizagem específicas (learning disabilities)- A sua causa é sempre neurológica. Estas dificuldades persistem durante toda a vida, mas existem estratégias para lidar com as mesmas. Estas dificuldades de aprendizagem interferem significativamente no seu rendimento escolar, porque exigem capacidades de leitura, escrita ou matemática, são intrínsecos à criança. Presume-se que são originadas por uma disfunção do Sistema Nervoso Central.


As crianças com este tipo de dificuldades, apresentam inteligência normal ou superior, não são explicáveis por problemas emocionais ou sociais e não podem ser explicadas por um ensino deficiente. 

As dificuldades de aprendizagem Especificas são diagnosticadas quando o desempenho da criança em testes de leitura, escrita ou cálculo, sendo específicas nestas tarefas, estão substancialmente abaixo do esperado para a sua idade, nível de escolarização e de inteligência. Não se pode diagnosticar sem a criança iniciar a aprendizagem da leitura e nem todas apresentam as mesmas dificuldades, podem evidenciar-se quatro perturbações - Dislexia, Disgrafia, Discalculia e Disortografia.
  • Dislexia é uma perturbação de aprendizagem da leitura e escrita, apesar de uma inteligência normal e ausência de perturbações emocionais ou neurológicas. 
    A criança apresenta dificuldades significativas, em adquirir o mecanismo da aprendizagem da leitura e escrita, resulta de um défice na componente fonológica da linguagem. 
  • Disgrafia é uma perturbação do tipo funcional, que afecta a qualidade da escrita, relativamente à grafia ou ao traçado, sendo responsável por uma caligrafia irregular, com letras ilegíveis. 
  • Discalculia é uma dificuldade nas operações matemáticas básicas, tais como, quantificação, numeração e cálculo aritmético manifesta-se sobretudo em crianças, é de carácter desenvolvimental e não resulta de uma lesão cerebral. 
  • Disortografia é uma perturbação que afecta as aptidões da escrita, onde existem défices na capacidade da criança em  organizar  as suas ideias em textos. Os erros na escrita são sistemáticos e recorrente.
Existem algumas características que as crianças com dificuldades de aprendizagem específicas apresentam, tais como: 

Défice de atenção, dificuldades de orientação, hiperactividade, labilidade emocional, problemas psicomotores, impulsividade e dificuldades na fala, audição, memória/raciocínio. 

3- Lateralidade cruzada-  É uma dificuldade que acontece no caso da criança apresentar, lateralidade distintas da mão dominante para os olhos, ouvidos ou pés. 


O problema inerente, no caso da criança apresentar lateralidade cruzada, não está relacionada com facto de ser esquerdina ou destra, mas por ter dominâncias distinta.

A lateralidade cruzada mão-olho, interfere no desenvolvimento, podendo provocar alguns problemas de aprendizagem, principalmente ao nível da leitura e da escrita.


A mesma, deve ser avaliada por volta dos 6 anos de idade, quando a criança entra para a escola, está na fase de aprender a ler e apresenta dificuldades de leitura ou escrita.

É importante realizar uma avaliação precoce sempre que as crianças apresentam dificuldades, para analisar se a lateralidade cruzada é a causa dos seus problemas de aprendizagem, especialmente quando os mesmos são persistentes e a criança evidenciar sinais, tais como, ter a mão direita dominante e o olho esquerdo dominante ou vice-versa.


 
Dificuldades frequentes:
-Confundir constantemente mão direita com a mão e esquerda;
-Apresentar dificuldades na leitura, escrita ou de cálculo;
-Existirem dificuldades de atenção.


Um diagnóstico precoce, por um técnico especializado, pode ajudar a criança, a desenvolver estratégias adequadas, por forma a promover as suas competências, minimizando desta forma, o impacto dessas limitações no seu desenvolvimento e consequentemente na sua vida futura.